VOTORANTIM CIMENTOS

GLOBAL SAFETY DAY 2016

DESAFIO

Todos os anos, a Votorantim Cimentos realiza o Global Safety Day: um dia em que todas as unidades de negócio da empresa no mundo param suas operações para dialogar sobre a segurança e encontrar novas formas de garantir e preservar a integridade das pessoas.

Em 2016, o direcionamento era de promover a segurança como um valor pessoal. A ideia é que os profissionais entendessem a importância de seguir as regras de segurança e adotar comportamentos seguros, dentro e fora da empresa.

Além disso, o pessoal da VC queria que o conceito integrasse passado, presente e futuro para fortalecer o novo posicionamento da marca, traduzido na síntese: “A vida é feita para durar”.

E, se o desafio já não era grande o suficiente, ainda precisávamos criar uma campanha que tivesse um apelo global e funcionasse nas diferentes culturas em que a VC está inserida.

Tivemos que suar a camisa, mas adoramos o resultado! 😀

ESTRATÉGIA

A estratégia clamava por um conceito forte, que extrapolasse as fronteiras do ambiente profissional. Precisavamos convencer as pessoas que a segurança não é um acessório que vestimos quando entramos na empresa e tiramos quando saímos, e sim, um valor pessoal.

Foram horas e horas de brainstorm para chegarmos em um conceito que emocionasse e promovesse essa importante mudança de mind set.

O conceito partiu da ideia de que todos nós, quando criança, recebemos valores de nossos pais que nos permitiram chegar bem até esse momento.

Com eles, aprendemos a olhar duas vezes para os lados antes de atravessar. Aprendemos que não se deve falar com estranhos e que boas companhias nos fazem ser pessoas melhores.

A segurança, esse importante valor passado de geração em geração, nos protegeu dos riscos da vida e, sem dúvida nenhuma, é o nosso bem mais valioso. O nosso maior legado.

Com o mote “A segurança é o meu maior legado – um valor que passa de geração em geração”, a campanha foi desdobrada para os principais canais de comunicação interno e pautou a interação dos líderes com as suas equipes, promovendo uma verdadeira imersão no tema.

RESULTADO

Para nós, tão importante quanto o feedback de nossos clientes são os números. Nesse caso, um bem específico: o número dos acidentes. Após a campanha de 2016, tivemos apenas uma fatalidade e reduzimos o número de CPT (Acidentes com Perda de Tempo) de 58 para apenas 11*.

*Dados referentes ao período de abril de 2016 até abril de 2017.