SBT

A CANECA QUE VOCÊ RESPEITA

DESAFIO

Imagine uma empresa com mais de 3 mil funcionários. Agora, tente imaginar quantos copos plásticos descartáveis essa turma utilizava num único mês. Em média, 107 mil. Pelo número gigantesco, já dá para ter uma ideia do custo de um material que era jogado no lixo após uma utilização.

Diante desse cenário, o SBT queria economizar e incentivar os funcionários a usarem suas próprias canecas para tomar água, café, chá e afins, e não menos importante, também desejava cumprir sua responsabilidade ambiental.

O desafio era grande porque todos estavam muito acostumados com os copos descartáveis. Começamos a pensar que precisávamos de algo que fosse além de uma comunicação de conscientização. Depois de queimar um pouco os neurônios conseguimos desenvolver uma campanha com resultados nada descartáveis.

ESTRATÉGIA

Para começar, desenvolvemos cartazes, e-mails e peças coladas nos bebedouros que informavam o número de copos descartáveis utilizados no mês e solicitavam que cada funcionário adotasse uma caneca.

Mas era preciso ir além para emplacar essa mudança. Então, nossos amigos do SBT tiveram uma ideia que consideramos genial e que tinha tudo a ver com a cultura divertida do SBT: um concurso de canecas.

Inspirado nos memes, a campanha ganhou o título: “A Caneca Que Você Respeita”. Para participar, o colaborador tinha que enviar uma foto da sua caneca preferida e uma justificativa do porquê ela era especial. Valia caneca ganhada do filho, comprada depois do time ter sido campeão, enfim, valia tudo.

A campanha começou com um vídeo do Danilo Gentili contando um pouco do concurso e convidando a galera para participar. O prêmio? Ganhar a famosa caneca do programa The Noite, autografada pelo próprio apresentador. E para deixar as peças do concurso mais legais, cada uma delas teve como tema os programas do SBT: Chaves, Casos de Família, Fofocando e The Noite.

RESULTADO

Os funcionários abraçaram à causa e o consumo mensal de copos plásticos descartáveis caiu drasticamente. Foram mais de 200 fotos de canecas recebidas e muito respeito ao meio ambiente.